GRAVE FALHA NO GBWHATSAPP (MOD's) TRÁS RISCOS AOS USUÁRIOS E AMEAÇAM SUA PRIVACIDADE





O GBWhatsApp é uma das Modificações (MOD) mais populares do momento e chega a ser mais buscado que o oficial. O app tem seus pro e contras. A muita coisa envolvida entorno da aplicação: Privacidade, funções polêmicas, uso total dos recursos do app, códigos quebrados e outros. Antes apenas um "plus" que trocava a cor, hoje um verdadeiro arsenal de truques e com a combinação de outros apps potencializam o GBWhatsApp.


O GBWhatApp é um aplicativo (APK) inspirado na versão original da PlayStore. O MOD uso o código-fonte do oficial como base, assim tendo acesso a todos os recursos do WhatsApp. Os sites onde são distribuídos os Apps alertam o uso: "Essa é uma versão alternativa baseada no WhatsApp. As responsabilidades são do usuário a qualquer dano futuro que venha a causar ao mesmo".

O motivo principal dele não estar na PlayStore é que a loja do Google não permite a entrada de apps que usem o código-fonte de um outro programa sem sua autorização. Não há controle que faz as modificações desses aplicativos. O app pode ser totalmente configurado com a gosto de desenvolvedor como logo própria, anúncios, etc.

O uso do APK é um risco de quem segui atraídos por seus recursos quase infinitos. O aplicativo é modificado, teve seus códigos e camadas de configurações abertos, mas até hoje nunca se soube ao publico problemas com ele. Nenhum usuário relatou qualquer questionamento sobre o caso, além de versões com bugs em várias funções. Notícias recentes de hackers remoto ao WhatsApp foi noticiados, mas em app oficiais e iOS, sim um iPhone foi invadido via SMS.





Uma falha no APK é achada de forma MUITO FÁCIL. Um arquivo de chave fica exposto de forma livre dentro das pastas do APK, a "chave Key". Esse arquivo fica naturalmente (original) na raiz do dispositivo só alcançada através de ROOT ou um programa de decodificação. O problema que o GB (mod's em geral) trás esse arquivo "solto" dando acesso a pasta "DataBases", dentro da pasta do app no Backup, onde ficam as conversas dos usuários trocadas no aplicativo.

O Key é responsável por "trancar" as mensagens trocadas no app. A "roubo" desse arquivo usado junto a um programa de descodificação consegui ler tudo dos arquivos msg.store.db como textos dos usuários.


Deixando claro que nem o oficial ou o MOD estão seguros. O acesso através do Key no GB pode ser mais fácil, mas no original basta ter ROOT que se consegue essa chave. Dá para invadir qualquer aparelho via navegador com dois ou três Cliques. O problema desse arquivo tão fácil assim que trás uma vulnerabilidade grande ao app.


Uma situação grave estar na própria empresa que até hoje nunca deu um jeito nos MOD's. Os representantes oficiais dizem que as mensagens são guardados ponto a ponto e "só os usuários" têm acesso por arquivo local, como já falamos, mas apesar de poder trocar tudo de um para outro dá para levar as conversas facilmente entre os aplicativos com um backup.


A verdade que a empresa não se mexe pra isso faz com que as pessoas procurem mais o aplicativo, seja modificado ou não eles estão no WhatsApp e isso é o que importa. As contas ativas e em atividade faz a empresa subir e saturar em cima disso. O WhatsApp vêm nos últimos anos "combatendo" o mal uso do aplicativo como a Fake News que hoje é uma "arma de destruição em massa", assim limitando o envio de mensagens para centenas de contatos de uma vez, entre outras punições como o banimento de contas e suspensão de usuários por usar versões alternativas.





Um dos pontos mais intrigante é o modo que se conecta ao GBWhatsApp, pois é igual ao oficial tendo que colocar número e aguardar o SMS. Apesar da empresa dizer ser bem seguro e as conversas ser de teor local mesmo sem backup o MOD tem acesso aos grupos, contatos, fotos no perfil. Alguns versões modificados como "WhatsAppX" apesar de ser um APK pode ser acessado plea PlayStore.


A chave Key é sim um risco que os usuários que buscam essa aplicação que assumem com todos os benefícios que ele posso trazer. Nossos dados já deu para ver que não tem muita importância se não seriam mais bem guardados pela empresa, até o Instagram já entrou nessa e hoje tem sua versão GBInstragam. O Telegram também é outro que que se diz o "mais seguro", mas possui uma versão modificada Mobogram.


Na internet todo cuidado é pouco. Esteja atento a Links estranhos, banner milagrosos, e coisas fora do comum. No geral o App é muito bom e sem dúvidas é muito melhor que o oficial, mas sempre será tabu, "é perigoso ou não é", depende! Riscos sempre vão estar aos nossos erros e cabe a nós identificamos e assumir as responsabilidades.


PlayList de Dicas do GB WhatsApp


VEJA TAMBÉM: