13 DICAS MATADORAS PARA ECONOMIZAR 2X MAIS DADOS MÓVEIS DE FORMA PRÁTICA EM 2020



Os dados móveis eram a solução para os problemas de internet em qualquer lugar, pois é um recuso simples de aperta um botão, pacotes com uma boa quantidade de dados e os mais importante era barato. Com a chegava em massa do wi-fi as residências os dados móveis foram ficando cada mais mais deslocados na rotina do usuário que chegou até "abandonar" as operadores para usar apenas os aplicativos como WhatsApp, Viber, Telegram como telefone aos seus contatos. As operadoras por sua vez sentiram que precisavam mudar, mas não era preciso tanto, pois a liberdade dos usuários foi sua perdição. 

Aplicativos de mensagens instantâneas como WhatsApp, Telegram, etc tem um consumo muito baixo de dados móveis e isso nem chega a pesar no uso padrão e os pacotes básicos chegam a durar o dia todo. Uso com Instagram, Facebook e Messenger são os maiores vilões do "roubo dados móveis" do seu celular, além de apps que rodam é segundo plano e games online que drenam os dados móveis e você nem ver.

Para tá economizando dados móveis não basta desligar ou excluir aplicativos. Uma forma prática para poupar dados móveis vem da observação e o tipo de usuário que estar em necessidade: trabalha, estuda fora, wi-fi com problemas, bateria viciada, etc.  O dia-a-dia quem vai fazer a melhor economia de dados móveis com sua maior necessidade e vai pesar mais na hora de usar em situações de "alto risco".

13 DICAS ECONOMIZAR DADOS MÓVEIS 

1. Desligar os aplicativos em segundo plano. Primeiro é ativar o modo desenvolvedor nas configurações. 

Nas configurações de programador vá até a parte inferior da aba e ativar NÃO MANTER ATIVIDADES em segundo plano. Ative também a LIMITAÇÃO DO PROCESSO em segundo plano.

2. Hiberna aplicativos. Veja como força a parada de todos os aplicativos ao mesmo tempo e poupar duas vezes mais dados móveis. Ou pode ir nas configurações do celular em Apps e fechar um por um. A dica vai principalmente para games.

3. Usar VERSÕES LITE dos aplicativos. Os maiores vilões sem dúvida são os apps de mídia social: Facebook, Instagram, etc. Esses aplicativos tem suas versões lites, menos o Instagram que de longe é o maior "comedor" de dados móveis. Mas o app tem uma "versão lite mobile". Os apps originais tem funções que poupa dados nas suas configurações.

Entre via Google Chrome e acesse "instagram.com" e vá até os três pontos (...) no canto da tela e clique em criar atalho na área de trabalho. A aplicação trás as funções básicas do app como posta fotos, vídeos, stores, mais sem efeitos ou filtros, mas dá para usar o aplicativo de forma super tranquilo.

4. Configurar WhatsApp. O aplicativo pouco por si só muitos dados móveis e funciona na mais baixo conexão de dados móveis (GSM) enviando mensagens, áudios e fotos e vídeo se tiver paciência. Mas da para configurar o uso de dados móveis no WhatsApp e torna assim ele seu maior aliado.

Vá até as configurações e USO DE ARMAZENAMENTO e deligue os download de mídia. Desligue todos, mas principalmente o UTILIZAR DADOS MÓVEIS. Pode ainda configurar na última opção o uso de dados móveis para ligações. Observe também se o uso da rede ROAMING estar ligada, pois ela usar "redes alternativos" para o envio de dados de forma mais rápido, assim podendo ter cobrança no serviço.   

5.  Ligar e desligar só na hora do uso. Não deixar os dados móveis ligados a todo momento. Assim vai evitar os gastos com seu pacote e poupar o dia inteiro.

6. Compartilhar Internet. Ao usar seu dispositivo para rotear internet para amigos coloque senha para evitar o acesso desnecessário aos seus dados móveis. 

7. Usar VPNO VPN é uma Rede privada virtual, do inglês Virtual Private Network, é uma rede de comunicações privada construída sobre uma rede de comunicações pública. As operadoras de telefonia móvel usam das mesmas redes para transmissão de dados local ou pelo mundo, sendo assim uma VPN pode desbloquear essa região e liberar o acesso a Internet. Em muitos casos ela prolonga o uso de dados do usuário.

Como conectar o VPN ao Android, iOS e PC.


8. Baixar tudo que possível para ver offline. Filmes da Netflix, vídeo do YouTube, músicas do Spotify, etc. Baixe tudo no wi-fi e use onde quiser.


9. Usar ferramenta de gasto de dados. Acesse as configurações do celular , clique em USO DE DADOS e no nome da operado. Analise o que estar mais consumindo seu pacote e aplique as outras dicas acima.


10. Navegar na internet com aplicativos que poupam dados móveis ou reduzem esse gasto. O Opera Mini e Google Chrome tem essas funções nas suas configurações (...) para uma navegador tranquilo e sem surpresas.


11. Desligar o download automático de atualizações dos aplicativos. No Android, é só ir em na Google Play Store, ir em “Configurações”, “Atualização automática do app” e selecionar ”Não atualizar” ou “Atualizar apenas na modalidade Wi-Fi". No iPhone, vá em “Ajustes”, “iTunes Store e App Store” e desabilite as opções de transferência automática e o “Usar Dados Celulares”. 


12. Deligar localização atual. A até oi icone do GPS e desative a função ou nas configurações do aparelho e faça o mesmo. Com o GPS desligado o celular vai para de atualizar sua posição, mas poupará muitos dados.


13. Baixe aplicativos de "wi-fi grátis". Esses apps são usados para compartilhar senhas de locais públicos na rua. Acesse o app e busque por sua região sinais que estejam com o acesso livre.



Com o aumento do uso com Wi-Fi o que era atrativo em duração e preço hoje se tornou um sacrifício usar dados móveis, quase uma prova de amor. Aplicativos cada vez maiores e consumindo uma carga mais de dados como games e instagram, por exemplo, o jeito é ter um bom pacote de dados por mês. A alta do preço no uso do "pacote diário" assusta os consumidores que chegam apagar mais 1 real por pouco mais de 100 Mb que ao simples uso se vão de forma como nunca estivesse ali.

As operadores tem diversos planos para cada tipo de usuário. Muitas vezes esses pacotes vem com bônus de acesse livre a apps como WhatsApp, Instagram e Facebook. Mas não custa lembrar que esse acesse é reduzido a quase zero dados dando apenas para entrar e com uma dificuldade gigante para afazer atualizações no feed. O WhatsApp por sua vez se dá bem nas piores redes e entrega um bom serviço ao usuário. 

Algumas dessas dicas pode fazer muito mais que poupar dados móveis, mas também poupar sua memória interna, memória RAM, bateria e por fim ti da mais de 2 vezes de uso com os dados móveis nos seu dia-a-dia. 

Veja mais: