ADICIONAR APLICATIVOS FORA DAS LOJAS OFICIAS DO GOOGLE PLAY E APPLE STORE



Os sistemas operações dos celulares são fechado por alguma motivo, segurança claro, mas há outros motivos justificados para "prender" seu usuários nas suas lojas oficiais. 

Hoje vamos aprender como instalar aplicativos fora da loja do Google a Google PlayStore e da Apple a Apple Store. O processo para um deles é bem mais simples e trás muitos benefícios sem muito risco aparente, mas o outro trás um desafio mais técnico e trás um risco a mais para o usuário. 

O uso desses método é de total responsabilidade do usuário.

No Android, sistema do Google, que estar presente na maioria dos smartphones do mundo trás um processo simples para usar outras lojas da internet como sua fonte inesgotável de aplicativos. Podendo ampliar ao máxima a experiência do usuário com o aparelho.

Para usar outras lojas basta ir as configurações do aparelho e na aba de segurança e ativar o item "fontes desconhecidas". Essa função vai notificar você riscos de usar esse tipo de aplicação. Logo após ativar pode baixar qualquer aplicativo fora da loja do Google a PlayStore e instalar normalmente como se fosse um aplicativo oficial. Não necessita uso de ROOT para usar apps fora da loja, mas para usar determinada função de aplicativos que pedem o acesso ai sim precisa fazer o acesso raiz.

Como Instalar Aplicativos foda da PlayStore

1 . Configurações.

Resultado de imagem para instala app fora loja oficial


2 . Segurança.

3.  Ativar Fontes Desconhecidas.

Usar apps por fora da Apple Store é bem mais complicado, pois o usuário precisa de algumas permissões para fazer isso. Vai precisar fazer o Jailbreack (acesso raiz) do  aparelho. O Jailbreak é um processo que permite aparelhos com o sistema iOS execute aplicativos não-autorizados pela fabricante Apple. Um aparelho com Jailbreak é capaz de baixar aplicativos anteriormente indisponíveis pela App Store via instaladores não-oficiais como o Cydia, assim como aplicações adquiridas de forma ilegal.

Instalar Aplicativos fora da Apple Store

1. Iniciando

É necessário possuir o arquivo IPA gerado para seguir com esse tutorial.

2. Ferramentas necessárias

a)iTunes

Para realizar a instalação em um dispositivo iOS é necessário possuir o iTunes instalado no sistema.

b) Cydia Impactor

É necessária realizar o download do Cydia Impactor. A ferramenta é compatível com Mac OSX, Windows e Linux (32/64bits).

3. Instalação do app pelo computador

a) Conecte o dispositivo via USB

Após a instalação das ferramentas conecte seu dispositivo em uma das entradas USB do computador.

b)Abra o Cydia Impactor

Se estiver utilizando o sistema Windows, não execute a ferramenta como administrador.
Ao executar a ferramenta, você deverá ver esta tela:

c) Inicie a instalação

Após arrastar e soltar o arquivo IPA em cima da janela do Cydia Impactor, a ferramenta pedirá um e-mail e uma senha, que serão utilizados para assinar o arquivo IPA.
Não é necessário que a Apple ID seja de perfil de desenvolvedor, ela apenas deve ser válida, caso contrário não será possível prosseguir com o tutorial.


d) Dê as devidas permissões para a ferramenta


Caso a ferramenta necessitar, como é no caso do MacOS, dê as permissões necessárias para ela continuar o processo de assinatura do arquivo.

e) Finalização da instalação

Ao terminar, você deverá ver a tela inicial e o aplicativo deverá ter sido instalado no dispositivo selecionado.
  • Tela inicial

  • Aplicativo instalado no dispositivo

4. Autorizar acesso pelo dispositivo

Ao tentar executar o aplicativo no dispositivo, você verá o seguinte erro:

Este erro ocorrerá pois o aplicativo não foi instalado pela App Store e consequentemente não passou pelo seu processo de verificação e autorização.
Para poder executá-lo, será necessário permitir seu acesso.

5. Conceda acesso ao aplicativo

a) Ache seu perfil de desenvolvedor

Para achar seu perfil criado pela ferramenta, vá em “Ajustes” > “Geral” > “Perfis ou Gerenciamento de Dispositivos e Perfis”.
Nesta tela você verá o e-mail que você inseriu através do Cydia Impactor.
Ao selecionar seu e-mail você poderá conferir o nome do aplicativo que foi instalado.
  

b) Autorize o acesso ao aplicativo

Após selecionar “Confiar” você deverá confirmar a ação e em seguida já poderá visualizar a opção “Deletar aplicativo”.
Feito isso, você poderá acessar normalmente o aplicativo instalado.
   

Fonte: CodiFicar

Como nos Android o acesso ROOT todo aparelho e sistema tem um ROOT diferente e nos Iphone ou dispositivos iOS segue cada um com seu sistema, mas a diferença vem a vantagem do iOS, pois o Android é um "sistema fragmentado" e toda fabricante faz o seu. Já no iOS os sistemas são padronizados e ao sair uma nova atualização todos os aparelhos, Iphone e Ipad, etc, com suporte a versão então serão instalados. 

A busca por essas lojas são por mais funções e serviços grátis. No android lojas como  Apk MirrorApitoidApk Pure, etc.  são as mais procuraras pelas variedades de aplicativos e uma linha do tempo entre cada versão do app. No iOS as lojas como a AppCakeZeusmosKuaiyong, etc. O site MalaVida trás uma lista de outras lojas alternativas para Iphone. Cada loja tem um iOS especifico para ser instado no seu aparelho. A loja AltStore é uma opção para quem não quer fazer o Jailbreack.

Veja Mais: