TIPOS DE USUÁRIO | COMO NUNCA MAIS COMPRAR UM CELULAR ERRADO | GUIA COMPLETO



Hoje há marcas e modelos nas mais diversas categorias e o impacto no usuário são os valores em seus inúmeros dígitos. Como há vários tipos de aparelhos no mercado e todos tem suas variantes não passa por sua cabeça que eles são feitos de proposito, não só para arrancar dinheiro, mas para se adaptar a realidade de cada um. 

Os usuários antes de tudo, de fazer um "investimento" em um aparelho precisa se reconhecer como usuário e ver sua necessidade. Será que você precisa de tudo isso mesmo ou você é um "usuário modista" que presa pelo consumo sem medir as consequências. As principais características de um celular são: Tela, Bateria, Processador, Armazenamento, Memoria RAM e Câmera(s). Partindo disso pode se basear na melhor oferta para você, pois queia que não o preço no fim sempre pesa na escolha. O usuário precisa fazer uma soma do que é mais importante para ele no momento, o que ele precisa e pode pagar. Acho tudo isso em apenas um aparelho e quase impossível.


As principais características de um celular

Tela
Bateria
Processador
Armazenamento
Memoria RAM 
Câmera(s)
Sistema 

Os celulares Android's com maior opção de mercado eles tem muitas variações em modeles, preços, câmera e o pior a fragmentação do sistema. O processador é parte crucial na performance do aparelho e para isso fica mais claro o "intendimento" por categoria vamos pegar como exemplo a linha Snapdragon da Qualcomm que hoje fornece os melhores processadores para equipamentos mobile. 

Snapdragon da linha 400 são para aparelhos de entrada. Baixo custo, boa velocidade, e baixo consumo de bateria. O Snapdragon 600, 700 fica  com os intermediários e trás maior velocidade, mais recursos de câmera e gasto aceitável de energia. A linha 800, 855 para cima são os mais fortes do mercado e trás uma performance completa em bateria, câmeras, velocidade e recursos IA. O SnapDragon da linha 800 hoje equipa Notebook, Computadores e futuramente Carros e Casas. 

A Samsung usa os Snapdragon em vários aparelhos, mas seus Top's de Linha vem um chip da casa o Exynos. Os Iphone da Apple como todos os aparelhos que usam o iOS como sistema tem de mesmo linha que vão se renovando com os novas lançamentos da marca. Como a linha A que feito em parceria com a Samsung. O mesmo é feito com as câmeras que usam as lentas da Sony e juntamente as telas que também são da Samsung. O Iphone é um complexo equipamento industrial de alto rendimento no "estilo frankenstein", mas vendido como um Príncipe. São celulares incríveis que tem seu valor, mas cobra o preço da exclusividade.

E por que PRECISO saber tudo isso? É importante saber um todo para se poder questionar ou formar uma opinião sobre algo que possa vim a regar duvida na sua melhor escolha como usuário. Veja os tipos de usuários e qual você se encaixar e nunca mais compre um celular errado, fora do sua padrão. Mas não seria mais fácil pegar o mais caros por que já tem tudo? Será mesmo a melhor opção para sua necessidade.

Tipos de Usuário


O Usuário básico: O maior público é de usuário é o básico, sem dúvidas, eles têm com uma pegada mais simples, não é exigente e quer apenas estar em contato com seus familiares e amigos através das redes sociais e operadora de celular. Esse tipo de usuário, básico, tem uma faixa de preço e marca preferencial. Na maioria dos casos o usuário básico gasta em média 300,00 a 500,00 reais em aparelhos na mesma categoria ou de "entrada" em marcas como Samsung, LG, Motorola e hoje a Xioami. A Multilaser também vendo muito nessas faixas junto a Alcatal.

Nessa faixa de aparelhos sai dos mais básico de liga e manda mensagem, telefone celular, aos Smartphone com acesso a internet e wi-fi, câmeras VGA, 1GB RAM, 8GB memoria interna e tela de 4' a 5' de baixa qualidade.  Há muitos aparelhos nessa característica e nisso a Samsung adente melhor os usuários, mas não em qualidade, mas em preço. Pela realidade do mercado as variações podem afortunar aparelhos de 2GB RAM, memoria interna de 16GB e boas câmeras de alto foco de 8mpx a 13mpx. O que pesa muito nessa faixa são os Processadores de baixo desempenho onde o publico reclama de travamentos e marcas, mesmo sabendo que isso é o preço que ela pode pagar.

Os 7 melhores celulares por menos de R$ 500,00

  1. LG K9 TV.
  2. Galaxy J2 Prime.
  3. Xiaomi Redmi Go.
  4. Moto E5 Play.
  5. Xiaomi Redmi 6A.
  6. Alcatel A2 XL.
  7. Positivo Twist Metal S531.

OBS.: Os preços variam junto as funções. Esses "ranking" que vamos ver hoje não diz quem é o melhor, pois isso  é necessidade de cada um. Mas uns aspectos são inegáveis ao usuário na prática.

Outros aparelhos que se destacam muito nessa categoria são: Samsung Galaxy J1, LG K4 e Alcatal Pixil 4. Na faixa dos 500,00 pode pega de segunda mão aparelhos como Iphone 5, 5s e outros Top de linha "antigos" como a linha S da Samsung.

O Usuário Intermediário: O publico Intermediário  tem características variáveis como o "espiro de rico", mania de falar mal de marcas sem conhecer e reclamar de aparelhos na qual comprou sabendo da realidade do mesmo. O Intermediário é mais exigente e presa pela usabilidade e performance. É um publico muito chato de atender, satisfazer por parte das marcas, pois já se tem um certo conhecimento e mania de grandeza. O Intermediário sempre quer comprar um aparelho "barato" sonhando com performance Top de Linha.

Os valores flutuam muito nessa faixa de preço por diversas necessidades e modelos. Com números na casa dos 700,00 a 1200,00 reais os usuários de mesmo categoria visam o dia-a-dia tendem a comprar  aparelhos com Sistema mais Atual, Tela Grande de 5.5' a 6.3' HD, Baterias para dia todo na faixa dos 4500 mAh a 5000 mAh, RAM de 3GB e Câmeras de boa definição com melhores recursos, 13mpx a 20mpx.

Os 5 Melhores Celulares até 1.000,00 Reais 

  1. Redmi Note 5. 
  2. Zenfone Max Pro.
  3. Moto G6.
  4. Galaxy J7 Prime 2.
  5. Galaxy J6 Plus.

Celulares nessa faixa são que dão mais dores de cabeça, pois 100,00 ou 200,00 a mais pode sair com uma melhor experiência. Na casa dos 1500,00 pode ter aparelhos com performance "Top", pois as marca agora tem uma categoria para esse publico mais exigente, os Intermediários Prêmio. Preços flutuando na faixa a cima para mais ou para menos. É nessa faixa de preço que vemos muitas brigas boas e marcas crescendo no mercado ou ampliando seus negócios como a Asus que investe pesado no melhor custo beneficio para ela e seus clientes. São empresas que só tendem a evoluir e gerar mais revoluções. 

Os 5 Melhores Celulares até 1.500,00 reais

1 - Zenfone Max Shot.
2 - Moto G7 Power.
3 - Galaxy J8.
4 - Motorola One.
5 - LG K12 Plus.

O Usuário Avançado: Um usuário MUITO exigente. O Avança muitas vezes é a pessoa que pode pular etapas por uma condição melhor, mas pobre em conhecimento. Muitas vezes presa uma marca por status ou por que ama espelhos. Os celulares Top de Linha tem aos montes e tem seu publico diferenciado dentro dua mesmo categoria. Apesar dos proprietários de aparelhos na casa dos 2 MIL ou 3 MIL, 5 MIL parecer não ligar para dinheiro, hoje os valores e funcionalidades são mais estudados e a compra vem baseada na necessidade, mesmo que algumas seja fúteis (foto no espelho) e escolha sempre será dele mesmo (tô pagando).

O usuário avançado são aqueles querem velocidade e quanto mais RAM tiver melhor, processador de última geração, Tela gigante de alta definição, Bateria monstro de 2 ou 3 dias , e Câmeras precisa ser o diferencial com poderes para registrar tudo sem perder nada. Como não se encontro tudo isso em um só aparelhos e essas caraterísticas tem em uns, outros não. O aparelho mais completo é o que se destaca e nessa visão tem vários de atendem bem em poder e custo beneficio.

Os Melhores Celulares de 2.000,00 ou mais - Top de Linha 



1 - ASUS ROG Phone 2.
2 - Samsung Galaxy Note 10 Plus.
3 - Apple iPhone 11 Pro Max.
4 - Xiaomi Mi 9.
5 - ASUS Zenfone 6.
6 - Huawei P30 Pro.
7 - LG G8S ThinQ.
8 - Sony Xperia 1.

O Usuário Diferenciado: O usuário "diferenciado" pode estar dentro das três classes, pois é vai busca a necessidade dele na sua categoria. Os Smartphone tem seus categorias para publico alvo e não só atrair por valores baixos.

Usuário Gamer: É para um publico que sabe que vai pagar caro e ter uma experiência acima da média. Com processadores parrudos de alto desempenho e a RAM na casa dos 8 ou 12GB os aparelhos roda tudo. Smartfones Gamer, celular feito para jogar são criados para atender um publico que joga profissionalmente, mas que pode ser usado perfeitamente no dia-a-dia.

Melhores Smartphone Gamer


1 - Razer Phone 2.
2 - Xiaomi Black Shark.
3 - Asus ROG Phone.
4 - Rubia Red.
5 - Galaxy S10.
6 - Iphone 11 Pro.

Tem opções de mesmo calibre, mas sem as mesmo funções Gamer que diferencia os aparelhos dessa linha. Como o mode Gamer de hiberna tudo no celular e foca todo o processamento na performance do jogo. Aparelhos linha Play costuma ter essa nome por ser focados em games e há vários smartphones gamer de baixo custo e na sua maioria são aparelhos intermediários: Motorola Z, Xiaomi Mi Note 8, Xiaomi Red Mi 7 Play, Asus Zenfone 5, Motorola 7 Play, etc. Top's de linha "antigos" podem atender essa necessidade de Jogar da mesmo forma por um bom tempo.

Usuário Self: Esse usuário busca a melhor foto com a(s) Câmera(s) frontal. Muitos top de linha já entregam ótimos resultados na configuração automática, mas há celulares específicos para Self que tem a hardware e software dedicado a esse momento. Muitas vendas são fechadas nesse ponto chave.




1 - Samsung Galaxy Note 10 Plus.
2 - Apple iPhone 11 Pro.
3 - Huawei P30 Pro.
4 - Samsung Galaxy S10 Plus.
5 - Xiaomi Mi 9.

Nessa classe de usuário ainda tem celulares que revolucionaram o mundo tech com sua ousadia como o Samsung Galaxy A80 com sua câmera giratória que usar as câmeras traseiras como se fosse a frontal. O Asus Zenfone 6 com sua câmera flip com controle de angulação sendo um equipamento perfeito para criador de conteúdo para internet. A Asus já é pioneira no quesito "Celular Self" em 2015 quando lançou o Zenfone Self com uma câmera frontal de alta resolução de 13mpx. Hoje o mercado de Self é bem concorrido e com a moda das câmeras retrateis que usa o conjunto de lentes mais poderoso como câmera principal foi uma grande sacada. 


Celulares MAIS RÁPIDOS DO MUNDO

Asus ROG Phone 2 | Agosto 2019


  1. Asus ROG Phone 2 8 Gb + 128 GB
  2. Black Shark 2 Pro 12 GB + 256 GB
  3. OnePlus 7 Pro com 12 GB + 256 GB
  4. Nubia Red Magic 3 com 8 GB + 128 GB
  5. OnePlus 7 com 12 GB + 256 GB
Há outras denominações de aparelhos como as linhas MAX e Power que normalmente tem o foco na bateria e processador. A linha Note ou PRO tem o foco na produtividade e performance. A linha "S" vem como uma versão mais completa dos aparelhos com tela maior resolução, mais memoria interna e câmeras com mais recursos. Com a linha Plus o foco costuma ser também em tela gigante, armazenamento monstro e RAM de vários GB.


Celular com MAIOR BATERIA e gestão de energia

Top 5 básicos em bateria


  1. Motorola Moto G7 Power: 29h08
  2. Samsung Galaxy M30: 26h20
  3. Asus Zenfone Max Pro M1: 24h27
  4. Motorola Moto G8 Play: 24h25
  5. Motorola Moto E5: 22h26


Como COMPRAR SEM ERRAR no celular?

Liste sua situação atual, o que pesa mais um novo aparelho ou obrigações rotineiras. Analises as principais ofertas e qual atende melhor sua necessidade de momento. O aparelho precisa ter no minimo: boas câmeras, de 2 a 3 GB de RAM, de 16 a 32 GB de espaço se poder pegue 64GB e uma bateria de 4000 a 5000 mil mAh. Tela e resolução  e recursos funcionais fica a critério de cada um.

Tudo na vida há uma necessidade, e como nos aparelhos elas são medidas em valores. Nos diversos Tipos de Usuários há aqueles que são exigentes, outros tanto faz se pegar WhatsApp ta bom, tem a galera do espelho, os viciados em Free Fire, e tem aqueles que só querem ligar. A sua necessidade tem um preço e esse valor vai determinar qual será sua usabilidade diante da necessidade. Cada aparelho atende um publico e suas especificações técnicas não são para agradar, é o que tem, o usuário quem precisa pagar o preço.

Três pontos para se COMPRAR O MELHOR CELULAR na hora certa: 1 - Eu preciso?! 2 - Eu posso pagar?! 3 - Minhas prioridades são?! Fechando esses pontos pode ter certeza que vai comprar no melhor momento. Caso dois dos três não sera favorável, então veja as melhores ofertas e espera, pois os preços flutuam muito no decorrer do ano e dependendo da situação ou necessidade de trabalho não fuja desses pilares.

Quem você é como usuário? A resposta é a necessidade quem vai dizer. O preço que paga nem sempre diz quem você. Pega por Top nem sempre vai atender sua dor, pois uma categoria ou marca pode atender da mesmo forma em um custo beneficio bem melhor. Seja você um Criador de conteúdo, um Influenciador digital, um empreendedor ou apenas uma pessoa comum se encontre como usuário e ai sim faça a melhor escolha. Caso não, então vai continuar a falar mal do que não intende, levar prejuízo e perde grandes oportunidades.