O ABSURDO DOS VALORES DE SMARTPHONE. A ONDE VAMOS PARAR?

Resultado de imagem para novos iphones

           O mercado de eletrônicos só cresce como o entretenimento como um todo e os games estão ai para provar isso. A cada semestre somos bombardeados com "novidades" das grandes marcas para um publico exigente das linhas top de cada empresa. Junto a essas "inovações" vem o que foi gasto e será repassado para o usuário final, preços absurdos que não justifica valores nas quais poderiam ser resolvidos apenas com atualizações. 

      Tendo a Apple como exemplo de marca respeitada e abraçada por um publico alvo e simpatizantes de um nicho. A empresa sempre foi famosa por trazer o melhor do mercado e preços não justificados até para padrões de países de primeiro mundo como Canada e EUA e a Europa por um todo. Já faz um tempo que esses valores não estão agradando os fãs da maçã. A troca garantida que a tinha na massa de usuários ainda tem números onde deixar a empresa entre as que mais vende aparelhos do mundo isso seja entre celulares ou outros equipamentos a fins.

            Para quem usa iOS a muito tempo e tem todo um ambiente construído em torna da empresa é muito complicado migrar para outros sistemas como Android ou Windows. A são contas e ferramentas interligadas entre si que oferecem uma assistência que a fragmentação não pode suprir por um todo. Ela vem com grandes inovações e tendências de mercado como a retirada do P2 de fone de ouvido, a tela em Notch, e o melhor que ela sabe fazer que é colocar preço. O que "prende" o usuário a marca além Status e a ilusão de vida social: A segurança no sistema fechado e engessado da empresa, atualizações constantes para correção de algo que você nem sabe que existe, a integração exclusiva com a parelhos da empresa, as câmeras para fotos no banheiro não saírem uma merda, seria a bateria que descarrega 15% a hora com tela apagada, a falta de personalidade de usuário, ou seria por que não trava Facebook, Whatsapp ou jogo da cobrinha. São muitos motivos para ter um Apple. Os mesmos pontos seguem igual para todas as empresas.

Resultado de imagem para novos iphones

        A empresa, Apple, não tem culpa dos valores chegar onde estão, A Apple quer ganhar dinheiro é por isso que temos uma empresa e  estar certa em fazer o que o mercado tende, ela simplesmente aplica o valor que ela acha justo e você paga. Toda vez é assim: o preço aumenta e você paga. A cada nova geração os valores só aumenta e a tendência é subir mais. A casa dos  7 a 8 MIL já foi quebrada e as empresas por um todo já sabem agora que você paga o preço e junto a elas vem Sumsung com sua linha Note e entra na festa dos 6MIL e diz: obrigado Apple agora posso vender o J1 por 1MIL reais. E tem Sony, LG e Motorola com seus "top de linha" beirando os 6 a 7 MIL para pegar o publico que quer ter uma maçã, mas só pode ter pêra.  Não se justifica isso que estar ocorrendo, cobrar por algo que pode ser resolvido com atualizações do sistema. As empresas vão continuar a seguir o bonde e a tendência é piora, para o consumidor lógico.

           Vale mesmo a pena para isso tudo em um aparelho onde pela metade do preço ou menos por ter isso tudo e muito mais. A Asus é exemplo de um bom custo benefício trazendo configurações top de linha para valores bem abaixo desse mercado. A Xiaomi é outro grandes exemplo que não precisa pagar muito para ter tudo que os outros tem, além de várias outras marca que oferecem bons produtos com valores "justos". Um top que linha que faz muito com menos apesar de caro é a linha Pixel do Google, que oferece uma experiência de câmera, modo retrato,  fazendo muito mais com uma câmera o que muitos mal conseguem fazer com duas, três lentes.

          A escolha final sempre será com comprador ele quem vai escolher o que levar e quanto pode pagar. Se você já vivo em um mundo no qual pode e se justifica seus investimentos e totalmente compreensivo a aquisição.  O melhor aparelho sempre será aquele que supre a sua necessidade. Nem tudo que é precisa ser caro.