Instagram testa esconder likes no Brasil para que usuários não se sintam em uma competição


Em abril, falamos que que o Instagram realizava testes para remover o número total de curtidas em fotos e visualizações de vídeos para seguidores. Nesta quarta-feira (17), a rede informou que vai começar a experimentar a funcionalidade com usuários brasileiros.
A ideia por trás desse teste é tentar fazer com que as pessoas não se sintam numa espécie de competição para ver quem tem mais curtidas e, talvez, fazer com que elas se sintam mais à vontade para compartilhar conteúdos na rede. “Iniciamos esse teste porque queremos que os seguidores se concentrem mais nas fotos e vídeos que são compartilhados, do que na quantidade de curtidas que recebem”, diz o comunicado da rede à imprensa.
Apesar de os seguidores não puderem ver o número de curtidas, eles conseguirão ver contatos em comum que interagiram com a foto ou o vídeo. Importante lembrar que o dono do perfil conseguirá ainda ter acesso às interações que receber em sua página.
A rede social ressalta que este é apenas um teste e que o experimento é uma extensão do que já rola com alguns usuários no Canadá. Como já foi dito, o objetivo é testar como essa mudança afetará a experiência do usuário.
Se por um lado, a ideia parece interessante, pois tem potencial de deixar o Instagram um ambiente menos tóxico e competitivo, a grande onda no ano passado do Facebook e de outras empresas envolvia tentar mostrar para os usuários o quanto eles estavam viciados em seus telefones e redes sociais, com mecanismos de limite de acesso por tempo e até gráficos detalhando padrões de acesso.
Lógico que não dá para resolver todos os problemas ao mesmo tempo, mas isso tudo serve de lembrete que, no fim das contas, as empresas querem mesmo que você passe o maior tempo possível em suas plataformas.
Fonte: GIZMode