TODOS SOMOS PIRATEIROS! QUEM NUNCA?!



O que é pirataria: Reproduzir, distribuição ou venda de algo sem o consentimento ou permissão do dono ou marca. É crime com pena de reclusão (4 anos) e multa.

Práticas: Baixar MP3, MP4, ROM de jogos, Filmes e Séries, software como Windows e Photoshop, réplicas de aparelhos, roupas, cópia de CD e DVD, Aplicativos, etc.

       O combate a prática tem que ser uma força coletiva. O combate seria conscientização que essas práticas apesar das vantagens do momento pode vim a trazer consequências graves no futuro. Usuários que buscam esse tipo de serviço são muitas, pois as ofertas são de grandes vantagens: Videogame retrô com jogos sem licenciamento, Desbloqueio de aparelhos e serviços, "Gato Net", "Sky Pirata", Sites com RONS e programas de graça, etc. Pegando o exemplo dos games o PS2 até nesse momento é o console mais vendido da história e junto a outros como Xbox no Brasil se popularizaram graças a pirataria. O mundo da música pelo menos no cenário atual eles vêem como uma espécie de divulgação grátis. Já as grandes produções do CINEMA e TV deixam de arrecadar muito com seu conteúdo sendo distribuídos de graça.

A verdade que muitos os que procuram só estão ali para se dá bem, não estão pensando em nada além do recebimento financeiro tanto quem procura ou quem oferece. Há os que procuram por que realmente não tem condições de oferta um bom serviço ou produto e corre o risco por todo os pontos listados a cima. A pirataria não vai acabar tão cedo ou nunca vai acabar. Ela se adapta ao momento e aprender com as derrotas. O consumidor sempre vai buscar o melhor para ele o que dê mais vantagem e enquanto tiver procura sempre vai existir a demanda.

- PONTOS POSITIVOS: Torna produto popular, divulgação grátis, deixa o produto barato, faz o produto vender mais, cria oportunidade de emprego e serviços. Pesquisa no Site EXTRA: Que o levantamento do instituto de governança revela que a pirataria aumentou as taxas de alfabetizados e na colaboração de divulgação de conhecimento.

- PONTOS NEGATIVOS: Matéria site Consumo em Pauta: A pirataria trás prejuízo na arrecadação das empresas, desestimula mercado, qualidade ruim, país deixa de arrecadar, cria atividades ilícitas e ilegais, serve como financiamento de organizações criminosas, etc.

- SOLUÇÃO: Com exemplos gostaria games e essa luta constante entre os sites que dão de graça seus jogos as empresas poderiam entra em acordo com as páginas e fixar valores ou mensalidades aos usuários, oferece coletâneas dos seus clássicos com preço justo, aluguel ou compra de filmes ou séries, fazer uma espécie de bloqueio (censura) a esse tipo de busca na internet, etc.

Apesar da guerra das produtoras e donos de serviços contra a prática da pirataria é quase impossível parar ou controlar esse tipo de busca. Os métodos de conseguir hackear sistemas e programas evolui no mesmo nível que suas seguranças e investem milhões e vêem seus sites caindo em segundos. A pirataria tem lá seus méritos e uma carga de irresponsabilidades no mesmo nível que ele "ajuda" alguém e vai prejudicar o criar. A ação fica a cabo de cada um e seus necessidades de momento e se tudo vai valer a pena o tempo vai dizer. A verdade que sem ela muitas coisa não seria como é hoje e outras montes poderiam bem diferente, para pior, pois preço justo só passou a existir quando o consumidor passou a ter opção.

Link | Pontos Positivos

Link | Pontos Negativos